quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Formigas Comem Porra: Uma nova faixa na trilha sonora do caos.



Disco: 12 Arcanos
Banda: Mechanics
Ano 2010
Por Opium Jones


15 anos. Sangue, Ódio, Horror. Jodorowsky & Lauro Roberto. Um disco que vai muito além da simples compreensão auditiva. É arte sonora do planalto central. HQ, ficção fantástica, o Teatro Pânico e a psicomagia de Fernando Arrabal.
 A influência profunda do Tarô de Marselha, o mais antigo de que se tem registro.
O álbum mostra pq o Mechanics deveria ser tratado de maneira diferente aqui no Brasil. É banda pau-a-pau com Nebula, Monster Magnet ou Queens of the Stone Age. É uma das principais bandas de stoner rock do planeta. Sim eles são mais conhecidos na gringa. Pq? Simples, a banda lançou um dos melhores discos do ano e subverteu a ideia dos tradicionais encartes de CD. O ultrapassado formato, lançado pela Monstro Discos, não só traz uma arte refinada para a capa, mas também mostra que a banda se destaca no meio por estar conectada a vanguarda artística. O encarte do novo lançamento do Mechanics trás cartas de tarô (arcanos) para cada uma das 12 faixas.
Além de um resultado estético diferenciado, a iniciativa representa bem o espírito ambicioso do novo CD. Capaz de sintetizar em acordes harmônicos uma representação sombria, mais suja e barulhenta do stoner rock. Influenciado por novas experiencias de vida e carreira, Márcio Jr. propõe no myspace da banda que o ouvinte companhe a audição das canções com a carta correspondente e, para sentir as diversas possibilidades desse jogo, ele também apresenta caminhos inusitados para um álbum conceitual como ‘12 Arcanos’: “Eu desafio quem comprar o disco a colocá-lo no shuffle, com as cartas nas mãos, e seguir a nova lógica. Será perturbador”, profetiza ele na página social do Mechanics.


Katú (guitarra), Ricardo Darin (guitarra), Little John (baixo), Pedro Hiccup (bateria) e Márcio Jr. (vocal) fazem shows explosivos e insanos em uma busca desenfreada de intensidade, embriaguês e chapação em um universo particular que evoca a reação das pessoas. Canções viajantes em contornos surreais que expressam toda a sintonia do futuro. Doses generosas de sexo, excessos, violência e sangue latino. Nativo! Imagens vermelhas numa pelicula 8MM. E como resultado desta química de forças, diferenças e similaridades se desenvolveu o principal expoente do stoner rock brasileiro. 
Melhor!!! Quinze anos depois o Mechanics continua lançando obras impiedosas, pungentes e inquisitivas, cheias de HORROR-MORBIDEZ derivando na maioria das vezes para o macabro experimentalismo às margens do rock produzido num lugar chamado Goiania.
É Rock’n’Roll de ruptura social. Referência para a nova e velha geração. História viva da nossa cultura. Banda para ser mais respeitada em seu país natal. Os caras do Mechanics são tão importante para o rock brasileiro/sul americano dos anos 90, quanto o Kyuss para o estadunidense/europeu. Quer dizer: "São parte viva da história do rock mundial". Uma banda capaz de lançar um clássico intitulado "Formigas Comem Porra". Uma música para o público cantar junto. Uma banda que tem a história das “pezadas” na tour brazuca com o Nebula nos fantasiosos anos 90 (Brasil).
O Mechanics mostra com seu show que a razão de existir da banda é mesmo o palco, é topar qualquer parada. Entrar no carro e viajar mil ou dois mil quilômetors para tocar como uma banda de verdade. Viver a própria história. Criar uma biografia essensialmente rock and roll. É ter orgulho por saber que faz história. Seus membros sabem que começaram algo e que esse tipo de iniciativa já tomou forma dentro da própria cidade, com o surgimento de novos selos ( Two Beers Or Not Two Beers)e festivais (Goiânia New Underground, Go Rock, Festival Miscelânea...). E lógico, eles também tem influênciado novas e promissoras bandas da cidade como o Nem, Violins, Ressonância Mórfica entre outras.
 No incrível 12 arcanos, você vai ouvir uma banda renovada, em ritmo anfetamínico e lirismo inédito entre as bandas porraloka do sul do mundo. Simboliza não só o rock goiano, mas também o rock brasileiro. Cultura marginal e hard rock pra ouvir chapado de maconha boliviana. Márcio Jr aparecerá em breve numa entrevista exclusiva para o Roaming Rock. Enquanto eu não mando as perguntas para ele. Deixo vc com o myspace deles para curtir o som mais chapado do centro do Brasil.


 http://www.myspace.com/mechanicsrock



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ler e comentar o blog Roaming Rock.