terça-feira, 28 de agosto de 2012

O Show perdido de Nick Cave em SP (1989)


Era uma vez um país do terceiro mundo qe mendigava vida pop enlatada dos gringos. Esse país tb tinha seu lado negro da força, o mesmo que move suas entranahas até hoje e agora eh conhecido como "cena indie". 23 anos atrás, numa certa cidade cinza e poluida acontecia um projeto que rolava numa certa Barra Funda. Este projeto underground fez feliz muita gente. E proporcionou a todos aqeles qe tinham sede de diversão e arte momentos históricos com performances memoraveis de Iggy Pop, Jesus and Mary Chain, Devo, The Sisters of Mercy, Stray Cats e também de um Australiano loco, ex-membro de uma banda punk qe andava metido numa onda dark pesada.


Nick Cave não era o artista mundialmente aclamado de hoje quando veio tocar no Brasil com sua banda, The Bad Seeds, em 1989. Atraíra alguma atenção na virada dos anos 70 para os 80 como líder da banda pós-punk (e underground) The Birthday Party, e com os Bad Seeds havia lançados discos de respeito no circuito “art rock”, como Kicking Against the Pricks (1985) e Tender Prey (1988). O que a princípio seria uma passagem rápida por um país distante acabou por mudar o curso de sua vida, a ponto de Nick vir morar no Brasil entre 1990 e 1993.


Se você gosta de sadismo religioso, violência, drogas, sexo e suicídio, essa video possui a trilha sonora perfeita para o seu dia. 


O áudio e video desse show foram retirados de uma transmissão feita, aparentemente pela TV Cultura. Não tem a melhor qualidade do mundo, mas eh o registro histórico qe vale aqi. Entretanto, acho bem válida a ideia de disseminar por aqi uma das poucas apresentações do músico no Brasil, afinal, não tem o que negar, Nick Cave é um dos melhores artistas de todos os tempos. 

O setlist, deste show perdido…

“From Her To Eternity”
“Deanna”
“City Of Refuge”
“The Mercy Seat”
“500 Miles”
“Jack’s Shadow”
“Sugar Sugar Sugar”
“Black Betty”
“Train-Long Suffering”
“Muddy Waters”
“Saint Huck”
“New Morning”



Momento você sabia? 
hehehehe:

2 anos antes de rolar o show em qestão, ou seja, 1987, o ator principal do filme Pixote, de Hector Babenco, Fernando Ramos da Silva, foi assassinado pela polícia paulistana. O então ex-The Birthday Party. Nick Cave dedicou seu disco de 1988 ao "ator" executado.

Em São Paulo, Nick Cave aproximou-se das jornalistas Bia Abramo e Thomas Pappon, da (hoje extinta) revista Bizz. Bia o apresentou à amiga Viviane Carneiro, que trabalhava na editora Abril e iniciou um romance com Nick entre noitadas no templo underground da época, o Espaço Retrô.Mr Cave Apaixonou-se e teve herdeiro nacional. Em 1990, o camarada foi morar na Vila Madalena, e em Sampa nasceu Luke, que hoje tem 19 anos e planeja ser cientista.

O Brasil foi importante para o músico num momento em que ele havia passado por uma desintoxicação de heroína.

O artista não se ligou especialmente ao Brasil. Ele não se interessava pelo rock brasileiro, nem pela música brasileira. Nick ficou muito ressentido com o Brasil, não só por causa da imprensa burra e babona, mas também porque não conseguiu tocar mais, em shows por aqi. Aqeles tempos eram tão esquisitos qto os atuais, vai entender esse mondo bizarro?.



Um comentário:

  1. Muito bom conhecer essa história Fernando. Não sabia de dessa intensa passagem de Nick Cave pelo Brasil. ótimo trabalho meu caro!!! Esse vídeo já foi salvo e consta agora como parte fundamental do meu arquivo pessoal. rsrs. abraço...

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar o blog Roaming Rock.